quinta-feira, 22 de junho de 2017

ANTROvista: Nestor Alves

Nosso amigantro nasceu em Monte Alegre, no Pará e mora em Belém há 25 anos. É professor há 25 anos e trabalha paralelamente na produção e decoração de eventos. É licenciado pleno em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, com vertente em Redação e Literatura. Seu primeiro livro "Humildade: Você nega ou não a sua origem?" é um livro cristão de auto-ajuda.
Com vocês, Nestor Alves!



Antro Literário- Nestor, como foi sua juventude? Os livros fizeram parte na sua rotina?
Nestor Alves- Amigo; entendendo que juventude não é fase da vida, mas um estado de espírito. Esse período foi de muitas descobertas, justamente por está em contato com os livros; livros de todos os segmentos... "Eu queria ler" (Dom Casmurro, A Viuvinha...bula de remédio rsrs). Depois de um certo tempo, somos meio que obrigados pelo sistema a ler o que eles querem, mesmo que não tenha muito conteúdo, aí...vem TCC e o "mar de livros", depois, tudo pertinente ao que estudou e por aí vai. Então, posso afirmar sim, fui bem bombardeado por eles.

Antro Literário- Como foi a sua experiência de conversão e vida cristã?
Nestor Alves- Léo, foi aos 14 anos e foi muito interessante: uma semana batizado nas águas, um mês com E. Santo, 4 meses porteiro do culto de mocidade, um ano já completando 16 anos, dirigente de congregação nos cultos de mocidade, e o recebimento de enxurradas de promessas de Deus. Acredito que esse livro Humildade já seja uma dessas promessas, pois o segundo já está vindo.
...isso tudo regado a experiências transcendental com o nosso Deus; conto um pouco nesse primeiro livro, e uma parte considerável no segundo livro e tantas outras que ainda preciso testemunhar. Até te agradeço por essa oportunidade, pois muitos precisam saber que Ele ainda tem muito a nos revelar e precisa somente de mais sensibilidade de nossa parte com o E. Santo. Ele fala essas verdades em Jeremias 33: 3

Antro Literário- Qual o seu personagem bíblico preferido?
Nestor Alves- Jesus!!!! São tantos, cada um com sua peculiaridade, mas Davi!!!! foi temente, guerreiro, sensível, e a cima de tudo tinha pavor de perder o E. Santo e uma peculiaridade que poucos conhecem, é o fato de pedir sempre a Deus que não o deixasse justificar seus erros para assim não negar a sua origem. Esse fato foi um dos que nortearam a parte mais importante do meu livro e que com certeza foi me dado pelo E. Santo.
...quando os leitores começarem a ler, entenderão o que estou falando, porque está muito bem evidenciado, já que norteou meu livro.
2 DE ABRIL DE 2017 23:07

Antro Literário- Qual escritor você gostaria de ter como vizinho?
Nestor Alves- Não sou deslumbrado e nem curioso com as coisas;  não costumo "puxar saco" pra persuadir ninguém a nada. Minha esposa que fala, que o mundo pode tá se acabando lá fora e eu tô tranquilo dentro de casa rsrsrs. Apesar da pergunta me parecer engraçada e despojada; seria uma honra ter o Léo Vieira como vizinho, mas se a Rebecca Brown também chegasse de mansinho, seria legal; aí perguntaria pra ela sobre o TOPO e a BASE espiritual, outro ponto relevante no meu livro o que ae refere a Humildade.

Antro Literário- Conte-nos um pouco sobre seu livro: "Humildade: Você nega ou não a sua origem?"
Nestor Alves- Então Léo, como falei a cima, Deus já havia revelado um plano em minha vida, e discerni que este livro foi o, ou um dos planos. Na introdução do livro, conto em que contexto iniciou, como é muito longo, tentarei ser sucinto
...isso é pra entender que o livro não nasceu aleatoriamente, simplesmente por uma vontade minha, e sim numa situação de extrema soberba e orgulho dentro da própria igreja em pleno congresso de agradecimento a Deus por parte de um dos líderes que com certeza não sabe o que significa Humildade. Foi aí que o E. Santo não só me tocou a escrever como também me deu todo subsídio para editar e lançar.
...Mesmo sendo professor de Português, só temos uma visão periférica das coisas e depois que vem a reflexão e a pesquisa, associadas a revelação do Espírito Santo, foi incrível o que Ele me revelou... a primeira coisa foi entender que humildade não tem nada a ver com situação financeira e sim traço de caráter, se é traços de caráter, só deve ser usado para PESSOA e não coisas. Outra coisa importante, é que precisamos viver todos os dias, entendendo que ninguém é melhor ou pior que ninguém, mas que precisamos viver no mesmo nível de todos, mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito e principalmente simplicidade que é o que mais se confunde com a palavra humildade; aí tá a confusão de se falar: "casa humilde" o que deveria ser "casa simples", " roupa humilde" e sim "roupa simples".
...A etimologia da palavra humildade é de origem latina "húmus" que é terra fértil, filhos da terra ou terra sobre nós, em outras palavras, " é o nível em que nós estamos. Humildade é a mesma que deriva a palavra "humano", isso quer dizer, então, que todo ser humano tem o mesmo nível, e isto é confirmado na Bíblia quando Deus, na criação, fez o homem, e a matéria prima foi a própria terra, o " barro".
...A partir da etimologia, mais o texto de Davi em Salmos 19: 12,13, mais o de Jó 9:20, humildade é também assumir seus direitos e obrigações, erros e culpas, sem resistir, agir diferente disto, é uma arrogância, orgulho e soberba, logo, uma negação da sua origem.
Logo, a Humildade não é na aparência, e sim na essência, já dizia alguém, na aparência uma decência,  mas na essência uma deficiência.

Antro Literário- Você acha que a falta de humildade é o grande mal da humanidade?
Nestor Alves- Leo, assistir ao filme chamado "Inferno" de Hollywood, que tem uma chamada assim "a humanidade é a doença, o inferno é a cura". É claro que sabemos que a cura da alma é Jesus, e o diabo "me" aparece com esse bordão... Isso me faz inferir que a humanidade está realmente muito doente, e em estado terminal, mas não posso afirmar categoricamente que a falta de humildade seja o grande mal, mas posso afirmar que    para Deus é tão importante que chega a oferecer uma recompensa para os humildes (Provérbios 22:14). Sabemos que só se oferece recompensa para aquilo que é importante, então ser humilde é de fato muito importante, não é atoa que Cristo é o maior exemplo de humildade. E o maior exemplo de soberba e orgulho é o diabo, pois  foi em seu coração que nasceu o orgulho e a soberba. É por essa razão que Deus repugna essas duas características contrárias a humildade e oferece recompensa para os humildes.
Podemos até inferir então, que pode ser sim um dos grandes "mal" já que humildade é "viver todo dia, entendendo que ninguém é melhor ou pior do que ninguém, que vivemos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, de simplicidade e principalmente RESPEITO". Isso resume tudo.

Antro Literário- Qual o primeiro passo para uma pessoa praticar a humildade?
Nestor Alves- Primeiramente, entender imediatamente que humildade não tem nada a ver com situação financeira e sim, que é traço de caráter. Não podemos, então, dizer que "coisas" são humildes já que são inanimadas, só cabe para pessoas porque é traço de caráter. Segundamente... Viver no mesmo nível de todos... Não em situação financeira, claro.
... Pois um milionário pode ser humilde e um pobre "que não tem onde cair morto" pode ser soberbo e orgulhoso.

Antro Literário- Na sua opinião, quem é o maior exemplo bíblico e o maior exemplo contemporâneo de humildade?
Nestor Alves- já comentei que humildade é traço de caráter. Faz parte também do caráter, logo, da humildade, assumir seus defeitos e principalmente seus ERROS sem reagir e JUSTIFICAR, reagir diante disso é orgulho e soberba, antônimo de humildade, logo, uma negação da sua origem, já que humildade vem de húmus "filhos da terra" (viemos de lá e pra lá voltaremos). Durante minhas pesquisas para o livro, acredito ser levado pelo Espírito Santo a dois exemplos de humildade- Davi e Jó, que nortearam meu livro (já comentados).
Em Salmos 19:12,13 Davi diz e pede pra Deus: "Quem pode entender seus próprios erros?... Também da SOBERBA guarda teu servo...".
Jó 9:20 "se eu me JUSTIFICAR, a minha boca me CONDENARÁ... Assim podemos perceber que um pede pra guardar da soberba (Davi), outro sabe da gravidade da justificativa dos erros (Jó)...
Logo, pra mim, os dois maiores exemplos de humildade depois de Jesus, claro, é Davi e Jó.
Observe uma coisa já comentado: humildade não está na "cara", na roupa e nem na aparência, está na essência que reflete até mesmo nas atitudes, mesmo assim não dá pra apontar um exemplo contemporâneo se não tivermos o mínimo de informação sobre ela, mas durante minhas pesquisas, apontaram uma forte candidata: Madre Teresa de Calcutá; o que é interessante para percebermos que falta humildade no meio das nossas igrejas.

Antro Literário- Como é a sua rotina de marketing e divulgação literária?
Nestor Alves- Faço através das redes sociais: Facebook, WhatsApp, grupos no face e no zap e o famoso boca a boca. Fazia em sala de aula, mas deixei as salas há 5 anos para me dedicar a decoração de eventos. Diga-se de passagem que foi Deus quem mandou.

Antro Literário- Que sonho LITERÁRIO realizaria se ganhasse na loteria?
Nestor Alves- Há 20 anos que militava em favor da leitura, literatura, linguagem, educação no geral o que amo fazer, repassar conhecimento, mas hoje meu alvo são os meus livros: - Editar um já é difícil, sabes disso; dois, então, pior ainda...
Editaria todos que gostaria com diversos temas, principalmente sobre a Bíblia e linguagem- nem venderia, daria pelo menos uns 500 exemplares (rsrsrs) e lançaria em vários lugares do Brasil e do mundo.

Antro Literário- Você mantém contato com os seus leitores? Algum deles já contou uma experiência marcante ao ler o seu livro?
Nestor Alves- Como lancei agora é foi o primeiro livro, ainda não tive essa experiência; já passei por uma situação contrária a essa. Uma irmã que não tinha dinheiro, me chamou e disse que iria conseguir o valor pra comprar o livro porque todo mundo tava falando que era muito bom, e isso já me alegrou muito, também, uma postagem de uma pastora, dizendo que leu e era sensacional. Aí já me senti honrado.

Antro Literário- Quais os meios de contato (e-mails, sites, blogs, redes sociais, etc) para os leitores conhecerem você, suas obras e projetos?

Nestor Alves- por enquanto só o Facebook neynestor@hotmail.com.

Por Leo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário