quinta-feira, 1 de junho de 2017

Antrovista: Juliana Cardoso

Nossa Antrovistada de hoje é (segundo ela mesma) "carioca que não gosta de samba". Escritora e bastante observadora que pensa muito antes de falar e escrever. 
Ela publicou "Rascunhos da Ju", seu primeiro livro de crônicas e micro-textos.
Em meio às palavras encontrou a liberdade. Como sempre diz: "escrever é uma aventura bastante perigosa na qual muitos entram, mas nunca conseguem sair".
Cadeirante desde que nasceu, é uma menina esperta e cheia de vida. Seu desejo é deixar uma marca no mundo e no coração das pessoas.
Com vocês, Juliana Cardoso!




Antro Literário- Juliana, Como foi sua infância e adolescência? Os livros fizeram parte na sua rotina?
Juliana Cardoso- Sempre fui uma criança um pouco diferente das demais. Para você ter uma ideia, no jardim de infância eu nunca gostei de fazer tarefinhas onde era preciso pintar ou fazer colagens. Falava para a minha mãe que queria aprender a escrever logo e conhecer as letrinhas.
Na adolescência, ao contrário do que muitos pensam, eu não era muito chegada à leitura. Até que um dia, num momento de tédio durante as férias (eu tinha 12 anos), minha mãe sugeriu que eu lesse um livro que estava aqui em casa há bastante tempo. Muito sem vontade eu comecei a leitura - Negras Raízes, do Alex Haley - e adorei! Era uma sensação nova, poder viajar para
qualquer lugar sem sair do lugar. Desde então, nunca mais parei de ler. Tornou-se um doce vício.

Antro Literário- Qual o livro que mais impactou na sua vida naquela época?
Juliana Cardoso- O livro que mais me marcou na época da adolescência foi Negras Raízes, do Alex Haley, não apenas por ter sido a primeira leitura da minha vida, mas, também, pela história. O enredo é tão bem elaborado que tem a capacidade de fazer o leitor sentir exatamente todas as emoções dos personagens. É uma trama genial.

Antro Literário- Que tipo de conteúdo precisa ter em um livro para prender a sua atenção?
Juliana Cardoso- O livro não precisa ter uma história inovadora ou enredo original para que eu me interesse. Pode ser um clichê, mas eu vou me interessar se tiver uma boa escrita e for objetivo; não gosto de muitos detalhes, principalmente em personagens. É bem melhor deixar que o leitor trabalhe a imaginação.

Antro Literário- Como é a sua rotina de marketing e divulgação literária?
Juliana Cardoso- Tenho uma página no Facebook e Instagram, onde publico textos e divulgo meu trabalho. Além de um canal no YouTube, onde dou dicas para outros escritores.

Antro Literário- Qual livro que você leu que acha que daria um bom filme?
Juliana Cardoso- Caixa de Pássaros daria um ótimo filme de suspense psicológico. Há rumores de que o filme está sendo produzido. Torço muito por isso!

Antro Literário- E qual filme acha que seria melhor contado em um livro?
Juliana Cardoso- Nossa, nunca havia parado para pensar nisso. Fico devendo essa resposta!

Antro Literário- Se a sua vida fosse um romance de ficção, qual seria o título?
Juliana Cardoso- Não tenho como definir um título, mas, com certeza seria uma história repleta de alegrias, frustrações e muita bipolaridade. Sou estranha, porém legal.

Antro Literário- Qual escritor você gostaria de ter como vizinho?
Juliana Cardoso- O Eduardo Spohr. Todos os dias eu bateria na porta dele para pedir uma xícara de açúcar e conseguir alguns spoilers.

Antro Literário- Qual a sua experiência literária mais marcante?
Juliana Cardoso- Como leitora, foi o romance Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco), chorei por horas após terminar a leitura.
Como escritora, o lançamento de meu primeiro livro, Rascunhos da Ju. Um grande momento de realização.

Antro Literário- O que você tem observado de positivo na comunidade literária atual?
Juliana Cardoso- Os jovens estão se interessando mais pela literatura e isso é muito bom. Ler te torna um ser mais questionador. E, independente do gênero, o que importa é que os jovens se sintam cada vez mais motivados a ler.

Antro Literário- Qual projeto literário está em andamento que queira nos contar?
Juliana Cardoso- Estou focada em um novo livro. Dessa vez, unindo a literatura ao desenho como formas de se expressar; um livro interativo que deixará o leitor imerso em uma aventura de autoconhecimento.

Antro Literário- Que sonho LITERÁRIO realizaria se ganhasse na loteria?
Juliana Cardoso- Com certeza, seria ter uma biblioteca pessoal na minha casa. Um sonho que, se Deus permitir, ainda realizarei nessa vida.

Antro Literário- Quais os meios de contato (e-mails, sites, blogs, redes sociais, etc) para os leitores conhecerem você, suas obras e projetos?
Juliana Cardoso- E-mail: jucardosocontato@gmail.com
Página no Facebook: www.facebook.com/autorajucardoso
Instagram: www.instagram.com/autorajucardoso
Twitter: www.twitter.com/autorajucardoso

Canal do YouTube: www.youtube.com/falajule


Por Leo Vieira

4 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a entrevista é sempre bom conhecer nossas colegas blogueiras e novas escritoras.
    Eu também tenho o sonho de ter uma biblioteca em casa e estou trabalhando para isso, falta espaço. rs
    Adorei conhecer você Juliana e desejo sucesso com seus projetos e sonhos.
    Bjs
    Bjs Leo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Marcia! E espaço também é o que me impede de ter uma biblioteca em casa, rs.

    Foi um prazer participar da entrevista, Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer é meu! É uma grande alegria ler os comentários de amigas tão queridas.
      Beijos,
      Leo Vieira

      Excluir
  3. Grande escritora que esta sendo um fenomeno na arte de escrever

    ResponderExcluir