segunda-feira, 17 de abril de 2017

Antrovista: Sheila Ribeiro

Nossa antrovistada é Jornalista e trabalha com revisão de texto, copidesque e preparação de originais; também é escritora desde 2010, quando publicou o seu primeiro livro, "Cabra Cega", pelo Clube de Autores, hoje à venda na Amazon. É autora também dos minicontos "O Boato" e "Mãe, brinca comigo?" e participa de quatro antologias: "Romances em Contos"; "Encontros & Desencontros"; "Romances em Contos 2" e "Romances em Contos 3 - Histórias de Natal".

Com vocês, Sheila Ribeiro.

Antro Literário- Sheila, como foi sua juventude? Os livros fizeram parte na sua rotina?
Sheila Ribeiro- Sim, totalmente. Aprendi o gosto pela leitura com minha mãe que sempre estava acompanhada de um bom livro e conforme eu e meu irmão fomos crescendo, ela foi introduzindo a leitura na nossa vida. Amava ler com ela Monteiro Lobato e outros, mamãe fazia vozes e interpretava personagens o que tornava tudo mais divertido. E desde então nunca mais parei.

Antro Literário- Qual o livro que mais impactou na sua vida naquela época?
Sheila Ribeiro- "Sítio do Pica Pau Amarelo"; "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias" e "A Bolsa Amarela" marcaram muito a minha infância e o início da adolescência, e "O Escaravelho do Diabo"  e "Açúcar Amargo" a minha adolescência.


Antro Literário- Que tipo de conteúdo precisa ter em um livro para prender a sua atenção?
Sheila Ribeiro- Suspense, mistério e romance. Mas principalmente suspense e mistério, não é terror, é suspense mesmo... adoro o clima de suspense, aquela expectativa de que algo surpreendente vai acontecer na história, aquela agonia que ficamos por terminar logo a leitura e depois bate aquela ressaca literária (rsrsrs). Com filme também são os meus gêneros preferidos.

Antro Literário- Como é a sua rotina de marketing e divulgação literária?
Sheila Ribeiro- Todo santo dia eu penso em uma estratégia nova para divulgar o meu trabalho. Seja em um banner, uma foto, um texto, uma divulgação que propicie a curiosidade no leitor. No Instagram tem surtido efeitos interessantes. E tenho também assistido muitos vídeos de pessoas que são craques em marketing digital para criar e firmar cada vez mais uma identidade digital agregando ao meu trabalho, mas com criatividade e novidades. Tenho até que otimizar meu tempo e assistir alguns cursos que andei comprando na internet para aprender com quem faz.

Antro Literário- Qual livro que você leu que acha que daria um bom filme?
Sheila Ribeiro- Essa é a típica pergunta que sempre me dá branco. Mas foram muitos, um deles já virou filme e foi muito bom, o do Dan Brown, "O Código Da Vinci", embora eu prefira o livro. Dificilmente se eu gostar do livro, vou gostar do filme e vice-versa. Tenho esse pequeno problema com adaptações.

Antro Literário- E qual filme acha que seria melhor contado em um livro?
Sheila Ribeiro- Não vou me lembrar agora. Mas certamente algum filme que eu tenha me decepcionado, pela resposta que dei acima, porque se amei o filme não irei gostar do livro, com quase 100% de certeza.

Antro Literário- Se a sua vida fosse um romance de ficção, qual seria o título?
Sheila Ribeiro- "Sete Vidas". Certamente. Pois Deus tem me dado algumas chances e espero ter muita vida ainda até chegar a sétima (rsrsrs). Mas já poderia ter feito a viagem para outro plano umas três vezes. Então tenho a obrigação de viver as quatro que faltam muito bem vividas. Mas o meu "Sete Vidas" é recheado de emoção, romance, aventura, drama e vitórias, é animado o babado (rsrsrs).

Antro Literário- Qual escritor você gostaria de ter como vizinho?
Sheila Ribeiro- Sei lá (rsrsrs).

Antro Literário- Você já se apaixonou por algum personagem enquanto lia a obra?
Sheila Ribeiro- Não.

Antro Literário- Qual a sua experiência literária mais marcante?
Sheila Ribeiro- Ah com "Cabra Cega", certamente, por ser a minha primeira. Tenho vivido emoções que nunca imaginei com esse meu trabalho, a mais recente foi ser convidada para participar de um programa de rádio especial para o Dia da Mulher e falar sobre a história do meu livro, plantar sementinhas importantes do não à violência doméstica. E também com a antologia "Encontros & Desencontros", que além de estar ao lado de autoras que admiro e sou fã, o que é uma honra, foi com ela que pude fazer a minha primeira noite de lançamento. São emoções vividas que nunca nos esquecemos e que dão um belo up na carreira para realizarmos cada vez mais.


Antro Literário- Qual projeto literário está em andamento que queira nos contar?
Sheila Ribeiro- Estou em dois, que estão atrasados. "Deserto de Escolhas" que é um livro de contos sobre compulsão e dependência. E que tenho pesquisado bastante para transformar compulsões em contos com o maior respeito do mundo aos compulsivos. E também estou trabalhando no meu primeiro livro de autoajuda sobre o grave acidente de carro que sofri, onde quase perdi minha mão direita, e quero focar na força, na resiliência, na garra e principalmente na fé para através de minha história pessoal poder dar força aos leitores que atravessam um momento difícil.

Antro Literário- Que sonho LITERÁRIO realizaria se ganhasse na loteria?
Sheila Ribeiro- Entrar para um editora fera e contratar agente literário e assessor de imprensa, são profissionais que sempre ajudam e nos colocam nos lugares certos e na hora certa.

Antro Literário- Quais os meios de contato (e-mails, sites, blogs, redes sociais, etc) para os leitores conhecerem você, suas obras e projetos?
Sheila Ribeiro- E-mail: shemendonca@gmail.com / Site está sendo construído, fico devendo te dar depois / Twitter: @sheilarmendonca / Facebook: Sheila Ribeiro Mendonça / Instagram: @shemendonca. Estou também no Skoob: Sheila Ribeiro Mendonça - autora.
Obrigada pela entrevista e sucesso a você e a todos. Não desistam de seus sonhos, todos nós somos capazes, basta querer com fé.

Por Leo Vieira

2 comentários:

  1. Prazer estar aqui, obrigada pelo convite e sucesso!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer é meu! Tenha muito sucesso!
      Leo Vieira

      Excluir