segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Os Benefícios da Leitura: 3- Vocabulário Enriquecido

É comum em uma conversa faltar aquela palavrinha adequada para a expressão. Por isso algumas pessoas usam tanto gírias e até palavras sem sentido algum. Se você é daqueles que vive dizendo "coisa", "parada", "negócio", entre outras palavras sem nexo, é melhor rever mais os seus conceitos. O português pronunciado corretamente lhe trará muitos benefícios.
A leitura, além de vários outros benefícios, também lhe enriquecerá o vocabulário. Quando a gente lê, aprende palavras mais adequadas para empregar no cotidiano. Já pensou você conversar com a pessoa que gosta e não saber tocar o rumo do assunto por falta de palavra correta? Ou então, pior ainda, quando usamos uma palavra que não tem nada a ver com a situação?! Isso acontece com todos, principalmente em um momento de grande atenção, como em um discurso, por exemplo. Talvez você nem tenha o texto pronto e é obrigado a discursar e agradecer sobre algo. Apresentação de trabalhos na faculdade, apresentação no trabalho, pregação em igreja e outras situações em que terá a atenção de mais de duas pessoas, enfim, qualquer coisa que fuja de uma conversa informal, você terá que usar bem do seu vocabulário. E somente com a leitura que você construirá isso.
Em um livro, palavras repetitivas cansam o leitor. Em um jornal também. O jornalista ou escritor tem que estar bem preparado para não fazer o leitor se perder no tédio ao acompanhar as palavras apresentadas na obra. Quanto mais rico e criativo o texto for, mais fácil será o percurso do leitor em sua viagem literária.  A leitura ajuda a construir boa leitura para os que te acompanharem.

Apresente ideias novas e seja criativo. Cuidado para não ser enfadonho e usar coisas obsoletas. Linguagem rebuscada não é sinal de vocabulário rico. Seja modesto na escrita. Apresente um bom conteúdo, sem ter que obrigar o leitor a consultar um dicionário. Com muita leitura, você irá longe na comunicação.
Leo Vieira

Leo Terário
® Leo Vieira- Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário