segunda-feira, 11 de julho de 2016

Leo Vieira: Exposição ComCiência

A artista plástica australiana Patricia Piccinini, 50 anos, está com parte de seu acervo em exposição no Brasil. As obras reúnem pinturas, videos, fotos e esculturas; essas últimas ultrarrealistas, provocando um misto de sensações de surpresa, asco, admiração, pena e medo.
Muitas dessas criaturas são assustadoras. Muitas vezes o espectador não compreende o motivo para existir aquilo. Do que afinal isso teria resultado? Seria então a consequência de uma desastrosa experiência científica? Ou então um universo paralelo onde criaturas estão em fase de uma incerta evolução? Tudo fica no ar, enquanto ficamos com olhar e mentes inquietas na contemplação das espécies bizarras.
Visitei a exposição no CCBB e fiquei impressionado. Já tinha visto alguma coisa antes e não sabia nada sobre a artista. Fiz umas buscas e encontrei uma entrevista dela em um site estrangeiro, o "Nashville Scene". Parte dos comentários nos faz ter uma compreensão melhor da linguagem que ela nos quer passar.


"Nestas peças são as crianças que são capazes de acessar outras espécies ou quimeras, desta forma carinhosa, envolvente e que parece muito intencional.
Eu, muitas vezes retratei as crianças, e há duas razões para isso: Crianças conectam coisas que são estranhas de uma maneira que os adultos não podem porque nós crescemos com todas essas idéias sobre nós mesmos que informam o caminho agora podemos tratar outros animais, e as crianças não aprenderam essas ideias ainda."- Patricia Piccinini.



"Eu escolhi dugongos por duas razões. Eles são semelhantes ao peixe-boi. Eles são bastante ameaçados, pelo menos na Austrália - são tipo desses herbívoros mamífero bovino do mar - tão plácidos e suaves e abertos a qualquer tipo de abuso, incluindo o aquecimento global, então eles estão morrendo.
A segunda razão que eu escolhi o peixe-boi é essas belas criaturas sensuais foram as 
inspirações para os mitos em torno de sereias. Quando os marinheiros estavam no mar e via estas belas formas, femininas no mar e imaginou-las como sereias, eles realmente estavam olhando provavelmente dugongos e peixes-boi. Eles têm traços humanos de qualquer maneira."- Patricia Piccinini.


"...Portanto, temos aqui essa forte criatura bonita, cuidar desta criança, mas realmente 
sabemos que ela é o tipo de comprometimento. Sua relaçao nunca vai ser clara; ela é uma 
espécie de servo. Mesmo que seja uma bela vista de uma forma - a amamentar uma criança é muito bonita e valiosa - que olhar em seus olhos e ver a morosidade e tristeza e intensidade de sentimento, e eu espero que as pessoas podem se identificar com ela."Patricia Piccinini.



"Quando a escultura está sendo feita eu estou lá o tempo todo dizendo este braço deveria estar fazendo isso, ou esse cara precisa ser dizendo isso para o telespectador. Quero descrever o pensamento da criatura, e é isso que eu quero que os olhos para olhar como. Estamos tão adaptado para ler todas as nuances de mudanças em nossos rostos e há tantos sinais, é como uma espécie de taxonomia de sinais utilizados para descrever uma determinada idéia. Você pode fazer uma cara patética ou digna, você pode fazer alguém olhar de desdém ou aberto.
(...)
Eu acho que, no final, eles são bastante legíveis - a maioria das pessoas a pé com o mesmo significado do trabalho, e isso é importante para mim porque meu trabalho realmente tem intenções. Eu tento evocar uma certa resposta emotiva. Eu não sou sempre bem sucedido, nem sempre funciona, mas eu tentar fazer isso.
(...)
No final, o que estou tentando fazer é ter uma conversa com as pessoas sobre o que é viver uma vida de hoje onde as conexões entre outras espécies vivas são realmente importantes."Patricia Piccinini.


Por Leo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário