segunda-feira, 27 de junho de 2016

ResenhAntro: "Jornalistas, de Vitor Sznejder"

Jornalistas: Formação, Informação, Caminhos, Tendências, Opiniões, Perfis
Autor: Vitor Sznejder
Título: Jornalistas
Subtítulo: Formação, Informação, Caminhos, Tendências, Opiniões, Perfis
Classificação:  Autor Autor
Editora Mauad
ISBN: 8574780987
Páginas: 99
Edição: 1
Tipo de capa: Brochura
Ano: 2003
Assunto: Comunicaçao-Jornalismo
Idioma: Português
Código de Barras: 9788574780986


Este é um livro que não pode passar despercebido somente com uma leitura sem ter a devida resenha e recomendação. "Jornalistas: Formação, Informação, Caminhos, Tendências, Opiniões, Perfis" (Vitor Sznejder, Editora Mauad) é um compêndio de entrevistas reunidas, cujos relatos te fazem parar para pensar e pesquisar inúmeras vezes. Eu precisei ler duas vezes e também anotar nomes para pesquisar em seguida. Muitos dos entrevistados fazem altas revelações que merecem uma comparação com notícias paralelas. 
Não é apenas um livro para jornalistas ou para quem almeja ingressar na carreira. O ofício de jornalista envolve muita pesquisa e sede pelo conhecimento. Neste caso, é leitura recomendada para todos. Nós que sempre lemos notícias e assistimos TV temos a versão que conhecemos pela ótica de quem as escreveu. Mas nunca paramos para pensar na situação que esses jornalistas passaram ao buscar a notícia. E isso torna o livro ainda mais interessante. 
E estamos falando de uma época em que a internet e a inclusão digital ainda estavam longe de chegar. Que proveito você então pode ter deste livro? Os melhores. Há relatos de jornalista que passou tortura, de jornalista que foi amigo de outro jornalista que cometeu assassinato e antes disso dava claros sinais de depressão e insanidade (pontos notáveis para detectar problemas alheios), além de várias histórias de vida de tempos difíceis, que faz a gente pensar que até mesmo quem parece ter vida bem sucedida, ainda assim passou muitos maus bocados até chegar ao tão invejado patamar financeiro e profissional. 

Por Leo Vieira





Nenhum comentário:

Postar um comentário